sexta-feira, 9 de abril de 2010

Atividade da unidade3 e 4

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso Pro – Licenciatura/teatro

Pólo: Montes Claros
Tutora a distância: Carla Soares
Tutora Presencial: Lilia
Acadêmico: Islive Pereira Santos
Módulo: 12
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola
Atividade: Unidade 3 e 4
Professor (á): Márcia Frota
ROTEIRO DE ESTUDO _AVA
Caro acadêmico.
Segue abaixo uma relação de pontos importantes, para você estudar e realizar uma boa avaliação.
Organize seu tempo e faça um horário de estudo. Se precisar, procure sua professora e seu tutor(a). Abrirei um fórum para tirar suas dúvidas.
Grande abraço e bons estudos!
Márcia
1-Procure definir o conceito de rede.
Resposta: Cultura digital configurada em um espaço.
2-Defina de forma ampla Ciberespaço – possibilidades – recursos disponíveis.
Resposta: Conjunto de computadores em rede, somados a todos os sujeitos que estão conectados através de seus computadores e por todas as informações por eles acessadas e produzidas. O ciberespaço é uma nova dimensão geográfica. Se surge um novo espaço e este começa a ser ocupado por sujeito, consequentemente presenciaremos o nascimento de uma nova cultura, que no caso pode ser batizada de cibercultura. O termo cibercultura se refere ao conjunto de técnicas, práticas, atitudes, condutas, modos de pensar, e de valores éticos e estéticos que são construídos juntamente com o ciberespaço.
3-Procure entender a Proposta ou Abordagem Triangular – suas finalidades – e como esta abordagem direciona o ensino de Arte.
Resposta: A proposta triangular propõe um currículo que privilegie de forma integrada o fazer artístico, a historia da arte e a análise de obras, visando o desenvolvimento integrado dos educando.
4-O que é cultura? O que é cultura digital? Quais competências humanas foram criadas, segundo Lévy, com o conceito de cultura digital?
Resposta: Uns conjuntos de características humanas, não inatas, que se cria, se estabelecem através da comunicação e cooperação entre indivíduos em seus aparelhos técnicos, acaba por criar três competências humanas: a da interconexão, da criação de comunidades virtuais e da inteligência coletiva.

5-O que diz as pesquisas sobre o uso das Tecnologias de Informações e Comunicação pelos brasileiros. Verifique as estatísticas.
Resposta: Constatou-se que o acesso ao computador cresceu. Estes crescimentos estão relacionados ás políticas de incentivos fiscais para o barateamento de equipamentos de informática, e a abertura de linha de crédito em bancos estatais para o programa computador para todos.
6-Estude sobre softwares livres. Conceitos – importância – exemplos de softwares livres – posição do governo Brasileiro sobre softwares livres – licença de softwares livres – tipos.
Resposta: Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição.


7-Papel do professor frente as novas tecnologias.
Resposta: Com o professor disposto a articular a aproximação com a maquina, pode-se construir um ambiente onde todos se sentirão estimulados a criar uma nova postura e ampliar seu próprio conhecimento, proporcionando uma nova visão da educação e do mundo.

8-Blogs – conceito – importância na educação – tipos de blogs.
Resposta: É um site. Utilizado para editar ou postar conteúdos. No blogs, pode-se desenvolver também a habilidade de gerenciamento de informação e a formação do espírito colaborativo, que ajudará as pessoas “blogueiros” a conviver melhor em sociedade.

9-Política Publica que promovem o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação – objetivos – exemplos.
10-Internet – níveis de usuários.
Resposta: A internet deu a seus usuários a capacidade de receptores passivos, característica fundamental aos meios e comunicação tradicionais, tais como a TV e o rádio.

11-Portal Domínio Publico – Site Objetivos Educacionais – Rede Interativa Virtual de Educação – Portal do Professor – função – objetivos.
Resposta: Portal domínio publico: é uma biblioteca digital gratuito onde professores, alunos, população em geral poderão pesquisar.
• Objetos educacionais: é uma base de dados internacional para compartilhamento de recursos educacionais em diversas mídias.
• Rede interativa: é um programa da secretaria de educação a distância (seed)
• Portal do professor: é um espaço virtual que objetiva subsidiar as pratica. educativas no país, criando uma rede de comunicação entre profissionais a área.

12-Objetivos - importância do projeto “Um computador por Aluno (UCA)”.
Resposta: Com a implantação da UCA na escola o governo pretende incentivar a mudança do processo ensino-aprendizagem, possibilitando um maior acesso á informação para os estudantes e suas famílias.

13-Características do leitor contemplativo, leitor movente, leitor emersivo.
Resposta: Leitor contemplativo: tem sua origem vinculada á idade pré-industrial e se caracteriza pelo acesso á informação através do livro impresso e da imagem estática, expositiva, do desenho, pintura, mapas ou partituras. É aquele que tem diante de si objetos e símbolos duráveis, imóveis, localizáveis, manuseáveis.
1. Leitor movente: é um leitor de um mundo em movimento, dinâmico, que começa a constituir-se a partir do estímulo de uma profusão de símbolos próprios á paisagem de uma grande cidade.
2. Leitor emersivo: é um nativo digital nascer no contexto da cibercultura.

14-Museus Virtuais como Laboratório de Pesquisa em Artes –conceito – importância.
Resposta: Um museu é uma construção que não visa lucro, instituição permanente a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento, é aberto ao publico que adquire, conserva pesquisas, comunica e exibe para propósitos de estudo, educação e prazer, as evidências materiais do homem e do ambiente.

15-Atelier de artes – conceito – importância.
Resposta: O atelier de artes é um ambiente que deve estimular a criatividade, as habilidaes técnicas, o pensamento crítico e a disciplina.

16-O que é Creative Commnos?
Resposta: A frase é um trocadilho com expressão “Copyright-all Rights reserved” usada para afirma os direitos autorais.
17-Web 2.0 – conceito – níveis.
Resposta: O termo WEB2.0 refere-se a uma segunda geração de serviços na rede mundial de computadores, como blogs, redes sociais, WIKIS. Os níveis são três:
• Estariam aqueles apenas consomem conteúdos;
• Os usuários são aqueles que consomem e compartilham em algum grau informações na rede.
• Seriam aqueles que consomem compartilham e editam tais conteúdos.

18-Softwares Kompoze – conceito – importância.
Resposta: O Kompoze é um software diferente, porque não precisa ser instalado para funcionar.

19-Objetivos do curso Tecnologias na escola 2.
20-Wikis – conceitos e característica.
Resposta: São paginas de internet com conteúdo dinâmico facilmente editáveis por um grupo de pessoas.

21-Impacto - vantagens e desvantagens das tecnologias de informação e comunicação na escola contemporânea.
22-Inclusão digital – conceito – importância.
23-Exclusão digital – conceito.
24-Habilidades que precisamos desenvolver para ler adequadamente no ciberespaço.
25-Tipos de leitores no ciberespaço segundo Santaella – contemplativo – movente – imersivo.
26-Motivos para criar um blogs segundo Betina Von Staa Método comparativo – método multipropósito.

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