sexta-feira, 9 de abril de 2010

Atividade da unidade1

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso Pro – Licenciatura/teatro

Pólo: Montes Claros
Tutora a distância: Carla Soares
Tutora Presencial: Lilia
Acadêmico: Islive Pereira Santos
Módulo: 12
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola
Atividade: Unidade 1
Professor (á): Márcia Frota

Inteligência Coletiva

Atualmente chama-se a atenção do grande público, para o que se convencionou que se chamar de multimídia, foram vários sinais, os anúncios direcionados á futura TV digital, etc. Os acontecimentos primordiais, são algumas das manifestações de uma grande onda de fundo tecnológico. Os estabelecimentos de conexão, terminais , memórias informatizadas e a extensão das redes digitais a cada dia ampliam, neste chamado ciberespaço mundial, encontra-se na via virtual (internet). Graça a este espaço, as pessoas trocam mensagens, participam de conferências eletrônicas sobre diversos temas. A fusão das telecomunicações, da informática, da imprensa, da edição, da TV, do cinema, dos jogos eletrônicos em uma industria unificada da multimídia e o aspecto da revolução digital, que os jornalistas mais enfatizam.
As heraquias burocráticas, as monarquias midiáticas, e as redes internacionais da economia, só mobilizam e coordenam parcialmente a inteligência, a experiência a sabedoria e imaginação dos seres humanos, as tecnologias intelectuais não se limitam a ocupar um setor entre outros da mutação antropológica contemporânea.O espaço do novo nomadismo não é o território geográfico, é sim um espaço invisível de pensamento em que brotam e se transformam nas qualidades do seres, formas diversa de constituir sociedade. Os primeiros nômades, adquiriam os seus alimentos inteiramente só. Hoje, o homo sapiens enfrenta rápidas transformações no seu meio.
Graças á escrita, houve um acréscimo de eficácia da comunicação e da organização dos grupos de seres humanos, bem mais importantes que o permitido pela fala. Sobre a inteligência coletiva, deveria ser compartilhado um com os outros. Esta é uma inteligência distribuída por toda parte, á base e os objetivos da inteligência coletivos, são os reconhecimentos e os enriquecimentos mútuos das pessoas. Não existe nenhum reservatório de conhecimento, ninguém sabe tudo sozinho... Cada um sabe um pouco... Enfim, a inteligência é um fato.
De fato, passas para projeto, são tantas possibilidades! O ideal da inteligência coletiva implica na valorização técnica, econômica, jurídica e humana. A inteligência coletiva só tem inicio com a cultura, e se desenvolve com mesma.

Navegar No Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imerso

Os pesquisadores têm demonstrado grande interesse sobre tipo de áreas do conhecimento. São três tipos de leitores: por intermédio da internet especialmente essa busca se intensificou. Roger Chartier, em seus escritos sobre a historia da leitura, tem buscado reconstruir tanto, as redes de práticas e as regras de leitura próprias, nas diversas comunidades de leitores.
È preciso ampliar, e expandir esse conceito do leitor do livro, para o leitor da imagem e desta para o leitor das formas de signos e processos de linguagem.
1. O leitor contemplativo, é o meditativo da idade pré-industrial, o leitor da era do livro expresso e da imagem expositiva.
2. O leitor movente, é dinâmico, mundo híbrido, misturas sígnicas e filho da revolução industrial e do aparecimento dos grandes centros urbanos. Nasce com a explosão do jornal, reprodução de fotografia e cinema e sua característica principal é quando se dá o advento da era eletrônica.
3. O leitor imersivo, começa a emergir nos novos espaços incorpóreos da virtualidade.
Esse tipo de leitores, todos tem sua importância, cada um é especial e não dispensa o outro. O aspecto sem duvida, “da era digital”, século XXI, está no poder dos dígitos para tratar toda e qualquer informação: som, imagem, texto, programas informáticos etc. Através da digitação e compressão de dados, qualquer tipo de signo pode ser recebido, estocado, tratado e espalhar-se via computador.
Junto da telecomunição, a informática permite que esses dados cruzem oceanos, continentes, hemisférios, conectando numa mesma rede gigantesca de transmissão e acesso, potencialmente por qualquer ser humano no globo terrestre. Tendo na multimídia seu suporte e na hipermídia sua linguagem, esses signos de todos os signos estão disponíveis ao mais leve dos toques, no clique e um mouse.

PREFÁCIO

Sabemos que os meios de comunicações através das tecnologias, têm avançado de tal maneira que hoje tudo é virtual! Mas não podemos esquecer que todos eles têm seus valores. Nenhum destes meios de comunicação como TV, rádio, telefone, internet etc; são indispensáveis e esta historia fala sobre estes meios de comunicação. Era uma vez, uma empresa de telefonia e sua relação com os funcionários.

Gerente (Getúlio): Hoje haverá reunião as 10:00Horas da manhã, para tratarmos de assuntos sobre a empresa. Estamos em busca de informação sobre conectividade.
Funcionário (Junior): Neste momento, quero expor que, preciso muito, da contribuição dos colegas de trabalho, no sentido de sanar algumas das dificuldades, a respeito da empresa. Nesta reunião gostaria muito de contar com vocês.
Gerente: É isso aí, juntos poderemos vencer.
Junior: Sr. Getulio, no que podes me ajudar?
Getulio: Qual atua dificuldade?
Junior: Não sou virtual.
Getulio: Não se preocupe, a partir de hoje, você começa a participar de mini-cursos de capacitação e o resultado será positivo.
Junior: Obrigado patrão.
Outro funcionário (Carlos):

Nenhum comentário:

Postar um comentário