sexta-feira, 9 de abril de 2010

Atividade da unidade2 Fórum

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
Centro de Ciências Humanas – CCH
Curso Pro – Licenciatura/teatro

Pólo: Montes Claros
Tutora a distância: Carla Soares
Tutora Presencial: Lilia
Acadêmico: Islive Pereira Santos
Módulo: 12
Disciplina: Tecnologias contemporâneas na escola
Atividade: Unidade 2
Professor (á): Márcia Frota

FÓRUM

MUSEUS VIRTUAIS COMO LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ARTES.
Não conhecia o museu virtual mais achei muito interessante, e a proposta do museu virtual vem ao encontro com a necessidade que o professor de arte das escolas localizadas em cidades onde não existem museus ou instituições culturais, possa junto com seus alunos, ter acesso a uma infinidade de obras de arte através de museus virtuais representantes de museus físicos, bem como de museus virtuais que existem apenas no ciberespaço.

POLÍTICAS PÚBLICAS: POR UMA EDUCAÇÃO DIGITAL
O programa é viável sim, tendo um computador para cada aluno, é possível ter uma maior interação entre aluno e professor, porque é muito complicado trabalhar com turma, ainda mais se estiver com um maquinário só para várias pessoas, as aulas não vão rende com essas condições de trabalho. Em relação á escola do futuro, acredito que a verá uma melhor globalização com a sociedade em termo da tecnologia, sabemos que a cada dia que passa a tecnologia esta evoluindo de uma forma cada vez mais rápida e sempre teremos que nus adequar. Acredito que os professores terão que estar sempre atualizado com suas práticas pedagógicas e com as novidades que forem surgindo.

MAVEGUE UM POUCO MAIS!!!
Naveguei por este site http://www.museudapessoa.net/ e achei muito interessante, e é um atrativo para se pesquisa.

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA: NOVAS FORMAS DE EDUCAR
postar no DIÁRIO DE BORDO
Ser professor hoje é ser reflexivo, ser pesquisador, ser criativo, que planeja sua prática pedagógica em cima das dificuldades e superando cada obstáculo que for aparecendo. Buscando sempre o aprimoramento, inovação, se atualizando e focalizando o aluno na construção do seu conhecimento, na formação de um cidadão responsável, digno, capaz de formar a sociedade, e transformar com justiça e responsabilidade. Esse professor deverá se adaptar as tecnologias, para melhora o seu ensino e aprendizagem e á sim compartilhar teu conhecimento.

HELPDESK MEDIEVAL
As tecnologias e homem sempre fizeram parte do mesmo espaço. Na história, pela primeira vez o homem teme que a sua criação, substitua o seu lugar.

A NOVA PROPOSTA DO ENSINO DE TEATRO
Os PCN foram elaborados procurando, de um lado, respeitar as diversidades regionais, culturais e políticas existentes no país, considerando de outro a necessidade de construir referências nacionais comuns ao processo educativo em todas as regiões brasileiras. A partir das fases da evolução genética do ser humano e entendido como instrumento de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da criatividade, em direção à educação estética e práxis artística.
Nesse sentido, o jogo teatral é um jogo de construção em que a consciência do “como se” é gradativamente trabalhada, em direção à articulação da linguagem artística do teatro.

CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO ENSINO DA ARTE: INCORPORANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS
A proposta triangular propõe um currículo que privilegie de forma integrada o fazer artístico, a história da arte e a análise de obras, visando o desenvolvimento integrado dos educandos. Apontam, para a democratização do conhecimento da arte, para a construção do conhecimento e, sobretudo, para o rompimento da prática tecnicista que permeia,ainda o ensino da arte. O método comparativo é o trabalho que envolve o conhecer, o apreciar, o fazer através da comparação entre várias obras de arte de diversos períodos para que o aluno perceba as diferenças e as similaridades. O método multipropósito é definido por Robert Saunders 1984, sua metodologia como um programa de ensino de arte, onde o fazer se dá em função da leitura da obra de arte, articulada com outras áreas do conhecimento de maneira interdisciplinar.

ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS
1- Educar é estar construindo junto, uma parceria professor/aluno uma nova identidade frente ao mundo que está "fora" da escola. É incentivar o aluno a crescer, a ser cidadão "antenado", participativo e autentico.
2- E ser um professor atuante, motivador, destemido frente às mídias, proporcionando aos alunos meios para interagir com o mundo digital.
3- É ter uma visão cooperativa do aprender/ensinar. É estar intermediando e coordenando ações para que o aluno desenvolva as suas competências frente às ferramentas tecnológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário